“Vestidos de farrapos, sujos, semi-esfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.”

Jorge Amado in Capitães da Areia

terça-feira, 2 de junho de 2009

Chega ao fim....

Está a chegar ao fim o semestre e com ele mais de três meses, de muito trabalho, que dedicamos ao projecto. Finalmente, amanhã, vamos apresentá-lo à turma e aos tutores do projecto. Para trás ficam horas e mais horas em frente ao computador, ora na recolha de informação, ora na edição.
Poder entrar na página do nosso blogue final é recordar tudo o que vivemos estes três meses. É como se voltássemos aos mesmos espaços, a ver as mesmas pessoas, a viver as mesmas dificuldades técnicas, a sentir o cheiro, o ambiente.
Cada um dos intervenientes faz parte da história deste trabalho, a eles o nosso sincero OBRIGADA.
Fazer este trabalho foi uma sensação única, não apenas pelo que o projecto em si exige, mas essencialmente pela realidade com que contactamos. As crianças são um dos elementos mais vulneráveis desta sociedade cheia de problemas. Nós conseguimos dar-lhes apenas uma pequena atenção, mas esta realidade precisa de bem mais.
Fomo-nos apercebendo que cada criança com quem contactámos tem uma história de vida, que muitos de nós só a imaginamos mesmo em filmes ou em novelas. São histórias dramáticas, com muito sofrimento e das quais falam com muitas reservas.
Aprendemos a respeitar o seu silêncio e a ler nas entrelinhas o que lhes ia na cabeça, a saber a resposta sem mesmo perguntar.
As crianças de risco são uma realidade bem visível em todas as cidades, urge um papel bem activo e acima de tudo preventivo das entidades responsáveis.
Acabamos o projecto, mas uma certeza fica, esta realidade nunca nos passará ao lado. O nosso projecto não terá um fim, acompanharemos todos os dias as notícias que nos chegam acerca do tema crianças em risco, como se estas fizessem parte do nosso próprio projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário