Como já referimos, parte integrante do nosso trabalho será a realização de uma Vox Pop subordinada ao tema "Crianças em Risco". Queremos a tua participação! Diz-nos o que gostarias de ver respondido pelo cidadão comum. Estamos à espera:)
Fale connosco....
O que acha do nosso tema?Tem alguma coisa para nos contar?Escreva-nos... Envie histórias de casos, notícias, sugestões, comentários, opiniões, tudo o que achar pertinente. Basta enviar para os e-mails:
“Vestidos de farrapos, sujos, semi-esfomeados, agressivos, soltando palavrões e fumando pontas de cigarro, eram, em verdade, os donos da cidade, os que a conheciam totalmente, os que totalmente a amavam, os seus poetas.”
Hoje, finalmente, fomos conhecer os "meninos" do CAT. Bem na realidade não foram bem meninos, uma vez que só lá estavam meninas!... Eram quatro e tivemos a oportunidade de conversar com elas, durante toda a tarde.
Não foi por carta como esperamos, mas a autorização chegou...
Como o tempo começava a escassear, na passada quarta-feira fomos até ao Centro Cultural e Social de St. Adrião para tentar perceber a razão da demora na resposta. Quando chegamos à secretaria e pedimos informações acerca do assunto descobrimos que já tínhamos "carta branca" para avançar, e há algum tempo...
O Dr. Alfredo Cardoso foi o nosso primeiro entrevistado.
A entrevista teve lugar na C.M.Braga, ontem, pelas 15horas. De "armas e bagagens", que é como quem diz de câmara, tripé e uma entrevista previamente preparada, lá fomos nós ao encontro do homem que desde o inicio do projecto nos cativou...
Depois de ter planeado tudo o que vamos fazer, 18 de Março foi dia de deixarmos as nossas casas e os trabalhos em frente ao computador para ir marcar as entrevistas....
Recebi hoje um e-mail que quero partilhar convosco
Trata-se de um anúncio foi premiado internacionalmente, mas que não passou na nossa televisão. Porque será? O conteúdo do poema da criança de 3 anos, 'Meu nome é Sara', dá que pensar.... Aqui fica, para o lerem!
Para não cairmos no erro de tentar fazer tudo e mais alguma coisa neste projecto, hoje foi dia de sistematizar ideias. Deixo-vos aqui uma lista do que vamos fazer concretamente:
No âmbito da Unidade Curricular de Projecto, em Jornalismo e Informação, o nosso propósito será desenvolver o tema Crianças em Risco. O desenvolvimento deste tema será circunscrito à cidade de Braga e, uma vez que aqui também existem várias instituições de apoio a crianças em risco e ser-nos-ia impossível acompanhar todas, reduzimos um pouco mais a margem do nosso projecto e iremos acompanhar o CAT (Centro de Acolhimento Temporário), existente nas instalações do Centro Cultural e Social de St. Adrião. Aqui residem 45 crianças a quem poderemos chamar Crianças em Risco. espaço de discussão.
Fomos levadas para uma salinha e novamente o be-à-bá da visita. A partir do primeiro momento de conversa, as nossas intenções foram deitadas por terra, uma vez que, o Projecto que nos havia sido mencionado, o "Menino de Rua", já tinha terminado em...2005!
Decidido e delineado o tema, chegava a altura de meter mãos à obras. Crianças assinaladas como casos de risco... E depois? Quem as "assinalou" como tal? Eis uma das nossas principais incógnitas.
A degradação do conceito de família é uma das maiores causas de instabilidade social. Vários são os motivos: divórcios, dificuldades económicas, problemas de alcoolismo e droga, entre outras questões que envolvem ambientes familiares numa teia de onde não se consegue sair.